Como ser Sal


Sal sofrimento e satisfação

"Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." Mateus 5:11-13

Sugiro que ser salgado como um Cristão, significa em sua raíz ser tão profundamente satisfeito por Cristo como nosso eterno galardão, que nós somos livres do medo e cobiça para nos voltar aos sacrifícios de amor, enquanto nos regozijamos na perseguição.

Vamos ver se isto funciona em 3 textos:

Mateus 5.11-13

“bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. 13 Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.”

O contexto imediato de "Vós sois o sal da terra" é "bem-aventurados sois vós quando vos perseguirem . . . Exultai e alegrai-vos . . . porque é grande o vosso galardão nos céus." Quando alguém vive desta forma, é tão absolutamente não-natural e incrível e maravilhoso, realmente isto parece delicioso. O sofrimento contente por amor de Cristo é surpreendente, espetacular, salgado.

Marcos 9.47–50

“E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no Reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, ser lançado no fogo do inferno, 48 onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. 49 Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal. 50 Bom é o sal, mas, se o sal se tornar insulso, com que o adubareis? Tende sal em vós mesmos e paz, uns com os outros.”

Jesus move o discurso de fogo do inferno para o dito "cada um será salgado com fogo." Eu tomo isto com este significado, todos encontrarão fornalhas de problemas e dores na vida, e esta experiência pode te fazer salgado. Isto te salga. Em outras palavras, visitações próximas à eternidade, onde você pode sentir o fedor das flamas do inferno e os aromas do paraíso podem encher você com uma incrível insatisfação com este mundo e uma profunda satisfação em Cristo como seu galardão eterno.

Verso 50a diz que isso é bom, e se você perder isto, você pode nunca mais tê-lo de volta. Então verso 50b diz, "Tende sal em vós mesmos e paz, uns com os outros." Poucas coisas contribuem para maior paz do que ser livre das necessidades pelas recompensas e afirmações deste mundo. Tais pessoas não retornam mal por mal. Elas exultam quando injuriadas. Elas são pacificadoras. E esta liberdade para amar vem do sal da satisfação no galardão de Jesus agora e na era porvir.

Colossenses 4.6

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”

A questão aqui é: Como ser temperado com sal nos auda em "saber como nos convêm responder a cada um"? Como ser salgado faz você ter maior discernimento? Resposta: Se nós somos profundamente satisfeitos com Jesus como nosso galardão, e livres das ambições por aprovação e por recompensas na terra, então nossas faculdades de discernimento sobre o que é amável será menos obscurecida com distorções egoístas. Nós "saberemos" mais prontamente o que o amor requer, por que nós estaremos mais prontos para amar.

Conclusão

Minha sugestão é que: ser o sal da terra e a luz do mundo significa que em sua raíz os Cristãos são tão profundamente satisfeitos por Cristo como seu eterno galardão, que nós somos livres do medo e cobiça para nos dirigirmos aos sacrifícios de amor, e somos aptos a nos regozijar na perseguição. Quando o mundo vê isto, eles vêem a glória de Cristo e experimentam o prazer satisfatório de quem ele é.

Fulano de tal

Outros Artigos
O cidadão do Céu

O Cidadão do Céu

No versículo 1 o salmista pergunta a Deus quem habitará a casa de Deus, quem poderá estar em sua presença. E a resposta não poderia ser mais fantástica...

Orai sem cessar

Orai sem cessar

Obviamente, não precisamos estar o dia todo orando com cabeças abaixadas e olhos fechados...

Jesus Resucitou

Jesus Resucitou

No primeiro século não havia noticiário na TV, e nem mesmo TV. Mas, se houvesse, podemos imaginar o que diria um repórter na manhã da ressurreição...